DILA MONIZ – STARDUST

Home / DILA MONIZ – STARDUST
DILA MONIZ – STARDUST

Os trabalhos apresentados retratam a busca pela identidade, tendo como ponto de partida a matéria, o pó, que é a origem de todos os seres, apesar das diversas categorias e auto definições criadas para distinguir os diferentes indivíduos.

A artista utiliza várias técnicas para expressar os sentimentos e emoções presentes durante o caminho percorrido na busca do verdadeiro reflexo da mais genuína identidade, despindo-se de todas as camadas superficiais que sufocam e mascaram os indivíduos de modo a caberem nas várias categorias construídas socialmente.

Estará também na exposição a colecção de Inverno de colares da autoria da artista, colares esses que carregam a herança africana, utilizando para a sua criação uma mistura de técnicas, algumas delas aprendidas com a sua avó materna.

Somos pó de estrelas e esse pó cósmico nos compõe, passamos do macro para o micro COSMOS, posteriormente faremos a viagem inversa.

Cada um de nós carrega todo um universo em si, reflectindo esse mesmo universo em cada olhar… como tal nestes meus trabalhos, cada alfinete representa uma estrela e cada grupo de estrelas compõe um rosto, uma individualidade CÓSMICA, uma alma encerrada neste corpo. 

Com estes trabalhos mostro o quanto cada individualidade é importante para a composição do COSMOS do TODO e cada vez que tocamos de uma forma verdadeira o OUTRO, tocamos num outro universo que enriquece o nosso e que também faz parte de nós, é nesse contacto que DEUS, todos compomos algo maior que está contido em nós, não importa se és negro, branco, amarelo, vermelho ou azul… não importa se és rico ou pobre, presidente ou varredor de rua, não importa se és criança, adulto ou velho, gordo ou magro, homossexual ou heterossexual, não importa se és homem ou mulher, somos todos UM.

 

Dila Moniz

A artista Dila Moniz nasceu em Angola, no Huambo, a 13 de Outubro de 1974 e atualmente reside em Portugal. Dila é formada em Artes Plásticas – Pintura pela ESAD (Escola Superior de Arte e Design) de Caldas da Rainha. Desde o início da sua carreira já participou em várias exposições nacionais e internacionais, tendo obras em colecções particulares em vários países do mundo.

A artista desde cedo soube que as Artes Plásticas se iriam tornar na sua principal forma de expressão, utilizando diferentes técnicas e materiais, descobrindo potencialidades que à primeira vista nada têm a ver com a pintura, criando com eles um novo universo narrativo.

Enquanto mulher e artista, sente que à criança/mulher, lhe é negada a materialização do seu mundo, principalmente à mulher negra, castrada (não só fisicamente como ainda nos nossos dias acontece), mas também no potencial do seu desenvolvimento mental, social, sexual e espiritual. O seu trabalho representa as sombras desses bloqueios mas também a luz, beleza e força que cada mulher possui na sua essência, beleza essa transmitida no olhar representado em cada pintura, pois é com esse olhar que a artista abre as janelas da alma.

Para além da pintura dedica-se ainda à criação de peças de design de moda únicas e originais, tendo sempre África e a sua multiculturalidade como pontos de partida!

″O manto azul″ / ″The blue mantle″ - Acrílico sobre madeiraAcrylic on wood122x122 cm€ 1900